O que é um aneurisma?

O aneurisma é caracterizado por um aumento localizado do diâmetro de um vaso acima de 50% do normal. Os aneurismas normalmente acontecem devido a alterações da parede arterial por degeneração aterosclerótica, doenças inflamatórias entre outras.  Com o tempo, o aneurisma cresce e o enfraquecimento da parede pode levar a sua ruptura, causando uma hemorragia interna fatal.

Qual a localização mais comum dos aneurismas da aorta?

A aorta é a artéria que leva o sangue para o corpo todo através de seus ramos. A localização mais comum do aneurisma é o segmento localizado no abdome abaixo do nível dos rins. No entanto, pode ocorrer aneurisma na aorta torácica, abdominal supra-renal ou na transição tóraco-abdominal.

Quais os fatores que mais influenciam no aparecimento e no crescimento dos aneurismas?

Os fatores de risco mais comuns são: envelhecimento (idade maior que 60 anos), sexo masculino (embora também possa afetar as mulheres), tabagismo., histórico familiar de aneurisma (familiares de primeiro grau – pai, mãe, irmãos).

Quando ocorrem em jovens indivíduos, na maioria dos casos eles são geneticamente suscetíveis: síndrome de Ehlers-Danlos e síndrome Marfan.

aneurisma

Quais são os sintomas do aneurisma da aorta?

Os aneurismas geralmente são assintomáticos, muitas vezes podem ser diagnosticados em exames de rotina, como o de ultrassom abdominal para avaliar rins, fígado etc ou check-up com tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Nos indivíduos magros, pode-se notar uma pulsação no abdome (massa pulsátil) ao nível do umbigo. Vídeo curto de aneurisma pulsando

Quando aparecem sintomas, são decorrentes de complicações do aneurisma

Se o aneurisma crescer e apresentar ruptura, o indivíduo pode apresentar dor abdominal súbita e intensa, associado a náuseas e vômitos, queda da pressão, taquicardia, sudorese abundante e choque hemorrágico.

Aneurismas volumosos podem causar compressão de órgãos vizinhos (raro) ou fístulas arterio-venosas.

A embolização para os membros de pequenos coágulos de dentro do aneurisma podem causar perda de circulação das pernas e pés, e exige tratamento de urgência.

Como diagnosticar o aneurisma abdominal?

O teste não-invasivo mais amplamente usado para rastreamento e diagnóstico do aneurismas abdominais é a ultrassonografia abdominal. No entanto, o exame de escolha para uma avaliação mais precisa do aneurisma é preferencialmente a angiotomografia (com contraste iodado).

Quando operar um aneurisma de aorta?

No geral, o tratamento está indicado quando há complicações ou quando o diâmetro máximo do aneurisma atinge 5.5 cm. Outro critério importante além do diâmetro é a forma do aneurisma – uma dilatação sacular, por exemplo, deve ser operada mesmo com diâmetros menores.

Tipos de dilatação: 

Qual o tipo de tratamento operatório dos aneurismas de aorta?

A melhor técnica só pode ser indicada após uma avaliação complexa da anatomia de  cada caso através do exame de angiotomografia e considerando outros fatores como as doenças prévias e o risco cirúrgico. 

Temos duas modalidades de tratamento através da cirurgia convencional (aberta) e cirurgia endovascular. 

No tratamento aberto, precisamos fazer uma incisão longitudinal no abdome para acessar a aorta e então fazemos a substituição do segmento doente da aorta por uma prótese.

O tratamento endovascular para o aneurisma de aorta abdominal (AAA) é realizado no setor de hemodinâmica, sempre necessitando de um aparelho de raio x contínuo.

Neste, o procedimento é feito por incisão nas duas regiões inguinais para através das artérias femorais introduzir uma prótese em direção da aorta abdominal. A prótese está acondicionada em um cateter condutor e é liberada abaixo das artérias renais em porção não dilatada da aorta. Esta prótese tem conformação bifurcada e outro ramo é introduzido pelo lado contralateral completando o procedimento.