O que é esse exame?

É um exame diagnóstico minimamente invasivo que visualiza a parede das artérias (arteriografia) ou das veias (flebografia) para estudar as doenças que atingem a circulação.

Como o exame é realizado?

O exame é realizado em uma sala cirúrgica de hemodinâmica, através de uma pequena punção com agulha e anestesia local, geralmente em uma artéria da virilha. Um dispositivo de pequeno calibre chamado introdutor é colocado dentro da artéria. Através deste “aparelhinho” conseguimos passar os cateteres, que são finos “tubos” capazes de navegar pelos vasos sanguíneos do corpo e serem posicionados no local desejado. Então com a ajuda de um aparelho especial de Raios-X, que permite a visualização do cateter, realizamos uma injeção de contraste (radiopaco) para obter imagens do sistema arterial e identificar os problemas da área afetada.

Terminado o procedimento, o cateter será removido.

OBS: Artérias de outras áreas do corpo também podem ser utilizadas para introduzir o cateter, tais como o braço, por exemplo.

Quais são as indicações para se fazer uma arteriografia?

A arteriografia pode ser um procedimento eletivo ou de urgência/emergência. De maneira eletiva, a arteriografia pode ser usada para ajudar no diagnóstico e avaliação de aterosclerose formação de um coágulo ou placas de gordura nas paredes da artéria) em diversos territórios como a aorta, artérias periféricas dos membros inferiores, artérias renais; Aneurismas e doerás arteriais como dissecção aguda; Malformações arterio-venosas; AVC e doenças das carótidas; Infarto do miocardio; Úlceras nos pés de difícil cicatrizada; Gangrena.

Quais são as indicações para se fazer uma flebografia?

A flebografia é um exame que estuda as veias do paciente. É recomendada principalmente em estudos de síndromes de obstrução venosa como por exemplo a Síndrome de Cocket, onde existe uma obstrução da veia ilíaca esquerda ou eventualmente obstruções da veia renal ou até em casos de pacientes que tenham varizes pélvicas. Outra indicação da flebografia é no estudo de pacientes que tem obstrução das veias dos braços. Isso acontece principalmente com pacientes que fazem diálise e pacientes que tem cateteres implantados por longos períodos.

Como se preparar para a arteriografia?

  1. Jejum a partir de 0:00h do dia anterior, se o exame for no período da manhã.
  2. Jejum após o café da manhã se o exame for no período da tarde.
  3. No dia anterior ao exame realizar dieta normal e tomar cerca de 2 (dois) litros de água.
  4. Comunicar no momento do agendamento os medicamentos em uso domiciliar e informar qualquer tipo de alergia. (Obs: pacientes alérgicos farão um preparo especial antes do exame conforme o protocolo da instituição).
  5. Trazer os medicamentos em uso domiciliar e a receita médica.
  6. Trazer resultado do exame de sangue de creatinina (validade de 30 dias).
  7. Trazer o exame de TAP (para os pacientes em uso de anticoagulantes), um dia antes da realização do procedimento.
  8. Trazer exames cardiológicos realizados anteriormente (eletrocardiograma, laudos de cateterismo anteriores e/ou cirurgias, Ultrassom doppler vascular, angiotomografia, dentre outros).
  9. Pacientes diabéticos (Glifage, Metformin, Glimeperida, Dimecron, Metformina, Glifage, Glucoformin, Dimefor, entre outros) devem suspender o uso do medicamento 48 horas antes do procedimento.
  10. Se estiver em uso de anticoagulante Clexane (enoxaparina), suspender 12h antes do procedimento;
  11. Se estiver em uso de anticoagulante Pradaxa, suspender 1 dia antes do procedimento;
  12. Se estiver em uso de anticoagulante Marevan, Marcomar, Warfarina, Coumadin, Cumarínico, suspender 4 dias antes do procedimento;
  13. Realizar tricotomia (retirada dos pelos) na região inguinal (virilha) direita e esquerda.
  14. Retirar esmalte e base das unhas.
  15. Caso apresente qualquer sintoma, anterior à data de realização do exame, tais como: febre, tosse, secreção, mal-estar, diarreia e outros, entrar em contato com o setor da Hemodinâmica NO HOSPITAL.
  16. Não comparecer no dia do exame com joias, alianças, bijuterias, relógios, celulares ou objetos de valor.
  17. É obrigatória a presença de um acompanhante maior de 18 (dezoito) anos que permaneça no hospital durante a realização do exame. Caso o paciente esteja desacompanhado o exame não será realizado.
  18. Após a realização do exame o paciente permanecerá na sala de recuperação de 3 (três) a 6(seis) horas.

Quais são os riscos do exame?

Os riscos mais comuns da arteriografia são reações alérgicas ao contraste e sangramento no local da punção. Com menor frequência podem ocorrer queda da pressão arterial e alterações renais devidas ao contraste.