O cateter utilizado para quimioterapia é também conhecido como cateter totalmente implantável ou port-a-cath. 

E para que serve o port-o-cath?

O porto-co-cath é um dispositivo utilizado para administração de medicamentos, principalmente no tratamento de quimioterapia dos pacientes oncológicos. Mas também pode ser utilizado para coleta de sangue, transfusão de sangue (e hemocomponentes), nutrição parenteral e até para realizar exames com contraste. Eles são feitos em diversos diâmetros e comprimentos e de diferentes tipos de materiais

Como é realizada a cirurgia para o implante do cateter de quimioterapia?

O port-o-cath é formado por um reservatório e um cateter. No procedimento cirúrgico nós realizamos o implante deste reservatório logo abaixo da pele, na região infra-clavicular e o cateter é colocado em uma veia central “coladinha” no coração. Toda vez que for necessário a administração de medicamento, é realizado a punção deste reservatório (o tambor), em vez de “picar” uma veia.

Esta é uma uma opção segura e eficiente, pois evita a perda de acesso e complicações decorrentes da punção direta da veia do paciente, como por exemplo as flebites, trombose, extravasamento da droga e infecções. Dispensa uso de curativos. 

Podem ser utilizado em adultos e crianças

Quanto tempo posso ficar com o cateter port-o-cath?

O port-o-cath pode durar por muitos anos, sendo retirados apenas após finalizar seu tratamento. Devem ser realizadas heparinizações mensais de seu cateter para evitar a trombose do cateter.

A embolização para os membros de pequenos coágulos de dentro do aneurisma podem causar perda de circulação das pernas e pés, e exige tratamento de urgência.

Check list do implante de cateter para quimioterapia

Local de realização: Hospital (setor da hemodinâmica ou centro cirúrgico) 

Tipo de anestesia: sedação  e/ou anestesia local.

Tempo cirúrgico: 30-40 minutos

Alta hospitalar: Após 2-4 horas da cirurgia se não houver intercorrências.

Tempo para usar o cateter: liberado uso imediato após procedimento.

Retorno ao consultório: 7 dias após a cirurgia para retirada de pontos.

Quais são os riscos de complicações?

Os riscos são as infecções, obstrução do sitema por formação de coágulos, ou migração ou deslocamento do cateter.