O que são cateteres para hemodiálise?

Os pacientes que tem insuficiência renal crônica terminal, ou seja, que perdem a capacidade de filtrar o sangue pelos dos rins, necessitam fazer hemodiálise através de uma máquina para “limpeza” do sangue. Os cateteres venosos para hemodiálise são um tipo de  acesso vascular que possibilita este tratamento.

Entendendo desde o começo. O que é a hemodiálise?

A hemodiálise é um processo artificial através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue no lugar de um rim doente, que não funciona adequadamente. O procedimento remove os resíduos e o excesso de líquido do corpo, controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio dos eletrólitos do sangue (sódio, potássio etc).

Para que serve o cateter de hemodiálise?

Os pacientes renais que fazem hemodiálise necessitam colocar um cateter com dupla ou tripla via, em uma veia calibrosa bem resistente, a fim de conseguirem “puxar” o sangue para a máquina de hemodiálise e “devolver” o sangue filtrado para o paciente.

Como é a cirurgia para implante do cateter venoso?

O procedimento é feito com anestesia local. O implante do cateter intravenoso é realizado em uma veia de grande calibre, como as veias do pescoço ou da virilha. 

Estes dispositivos podem ser temporários (Ex.: cateter de Schilley)  1-3 meses ou de longa duração (Ex.: cateter de permicath, splitcath) 6 meses a 2-3 anos. 

Os cateteres de longa duração feitos de um material sintético mole e são tunelizados no tecido subcutâneo abaixo da pele. Eles ficam presos por um “cuff” embaixo da pele evitando deslocamento e infecção do cateter.

Check list do implante de cateter de hemodiálise

Local de realização: Hospital (setor da hemodinâmica ou centro cirúrgico) 

Tipo de anestesia: sedação  e/ou anestesia local.

Tempo cirúrgico: 30-40 minutos

Alta hospitalar: Após 2-4 horas da cirurgia se não houver intercorrências.

Tempo para usar o cateter: liberado uso imediato após procedimento.

Retorno ao consultório: 7 dias após a cirurgia para retirada de pontos.

Quais são os risco de complicações?

Os riscos são as infecções dos cateteres, obstrução do sistema por formação de coágulos ou fratura do cateter.