O que é erisipela?

A erisipela é uma infecção cutânea causada por bactérias que penetram a pele, geralmente através de um pequeno ferimento (picada de inseto, frieiras, micoses de unha etc.).  A maior parte das bactérias que causam a erisipela são comuns e existem até na nossa pele, mas geralmente elas precisam dessas “portas de entrada” para penetrar o organismo.

Quais os fatores de risco para desenvolvimento de erisipela?

Algumas condições facilitam a infecção da pele, como por exemplo:

  • Obesidade;
  • Portadores de diabetes não-compensado;
  • Insuficiência venosa nos membros inferiores;
  • Cardiopatas e nefropatas com problemas de circulação nas pernas;
  • Imunodeprimidos ou doenças crônicas debilitantes são mais vulneráveis.
  • Ter feridas nos pés ou sofrer um trauma corto-contuso
  • Micoses ungueais

Quais são os sintomas da erisipela?

A erisipela cursa com o aparecimento de vermelhidão, dor, edema e calor no membro. Casos graves podem cursar com febre, calafrios, mal estar geral. Em alguns casos, pode ocorrer lesão de pele e formam-se bolhas ou feridas,  que podem evoluir até com  necrose dos tecidos. É comum o achado de gânglios aumentados (popularmente conhecidos como “ínguas”).

Como realizar o diagnóstico da erisipela?

O diagnóstico é essencialmente clínico. O exame físico identifica a extensão da lesão e as possíveis “portas de entrada” além de avaliar o comprometimento sistêmico.

Como é realizado o tratamento da erisipela?

O tratamento é realizado com antibióticos. A depender da gravidade do caso são realizados por via oral ou endovenosa com o paciente internado. 

É necessário tratar os fatores desencadeantes, como a micose ungueal ou interdigital, controlar as doenças de base como linfedema e diabetes mellitus. 

Nos casos mais graves com bolhas e úlceras de pele, o desbridamento cirúrgico deve ser realizado.

Existe profilaxia para evitar novos episódios?

Sim. A prevenção de novos episódios deve ser feita com cuidados de higiene e hidratação da pele, controle das doenças de base e dos fatores de risco e antibioticoterapia profilática segundo a orientação do seu Vascular.