O que é a termoablação de veia safena magna?

A ablação térmica endovenosa, também conhecida como endolaser ou cirurgia a laser, é uma técnica  minimamente invasiva, que utiliza uma fibra de laser para criar calor local intenso no interior da veia doente.

Qual é a vantagem da técnica de termoablação X cirurgia convencional?

A principal vantagem é uma melhora substancial do tempo de recuperação pós-operatória, porque a cirurgia se torna menor, menos invasiva e com melhores resultados e um retorno mais rápido às atividades normais.

Quais são os tipos de técnicas de termoablação?

Pode ser realizada de duas formas: pelo endolaser ou pela radiofrequência. Trata-se de dois métodos equivalentes em relação ao resultado imediato e a longo prazo.

Como é a cirurgia de termoablação por endolaser?

O procedimento é realizado sem cortes, através de uma pequena punção da veia safena na região do joelho, guiada por ultrassom. Colocamos um introdutor ou gelco calibroso por onde passaremos a fibra no interior da veia safena. O  endolaser promove a formação do calor e destruição da parede da veia doente pela ação da luz com um só comprimento de onda.  Esse procedimento tem resultado equivalente à cirurgia convencional.

Como é a cirurgia de ablação por radiofrequência?

O procedimento é basicamente o mesmo do endolaser. Realizamos  uma pequena punção da veia safena na região do joelho, guiada por ultrassom. Colocamos um introdutor (7F) por onde passaremos a fibra no interior da veia safena. Na radiofrequência há a formação de calor por um eletrodo localizado na ponta do cateter que libera energia de radiofrequência e promove a formação de calor e fechamento da veia.

Para quem é indicado este tratamento?

A termoablação é padrão-ouro no tratamento de varizes. Está indicada para os pacientes com  safenas doentes, especialmente nos pacientes obesos, com histórico prévio de linfedema e erisipela.

Existe contraindicação ao método?

Sim, nos casos de tromboflebite prévia da veia safena, pois haverá dificuldade de progressão da fibra dentro da veia.

Check list da cirurgia de varizes por termoablação

Local de realização: Hospital

Tipo de anestesia: Local e raquianestesia.

Tempo cirúrgico: 40 minutos a 1 hora

Alta hospitalar: 6-8h após a raquianestesia.

Repouso em casa: 1-2 dias.

Retorno as atividades laborais: 3 dias.

Retorno ao consultório: 7 dias após a cirurgia para avaliação com ultrassom doppler.

Riscos do procedimento: seguro e com baixos riscos de complicações.