O que é o tratamento de varizes convencional?

A cirurgia convencional de varizes é aquela que o paciente interna em hospital para realizar a retirada de varizes e,  por vezes, das veias safenas e  veias perfurantes doentes através de pequenos cortes.

O paciente passa pelo pré-operatório, fazemos o mapeamento venoso dos membros inferiores com Doppler e a “marcação das varizes” – um equipamento que emite luz de LED vermelha facilita a visualização das varizes.

Check list da cirurgia de varizes

Local de realização: Day Hospital (internações de manhã recebem alta no final do dia)

Tipo de anestesia: sedação  e bloqueio tipo raquianestesia ou peridural.

Tempo cirúrgico: 1-3 horas

Tempo de recuperação da anestesia: 6-8 horas após a anestesia há o retorno dos movimentos dos membros.

Alta hospitalar: Após 8-10 horas da cirurgia com adequada aceitação da dieta, diurese e se não houver intercorrências.

Repouso em casa: 7 a 10 dias.

Retorno ao consultório: 7 dias após a cirurgia.

Retorno para as atividades laborais/ domésticas: 7 a 14 dias (depende do tipo de cirurgia realizada)

Retorno para as atividades esportivas: 7 a 45 dias

Restrições sol: de 45 a 60 dias

Riscos do procedimento: seguro e com baixos riscos de complicações.

Como é a cirurgia convencional de varizes?

No método convencional realizamos pequenas incisões (cerca de 2mm) e com uma agulha de crochê retiramos as varizes. No lugar de pontos, usamos fitas adesivas (micropore) que conferem um resultado estético melhor do que pontos. Quando as varizes são muito grossas, há a necessidade de incisões um pouco maiores para retirá-las e, neste caso, podem ser necessários pontos para o fechamento. Isto também acontece quando é preciso retirar as veias safenas pela técnica convencional. 

Quando as veias safenas estão comprometidas, dilatadas e com refluxo também devem ser retiradas. Fazemos a cirurgia de safenectomia, utilizando um dispositivo chamado de fleboextrator. Trata-se de uma vareta de aço ou de plástico que é passada dentro da safena e por ela retiramos a safena em seu segmento doente. 

Ao final do procedimentos optamos pelo enfaixamento com ataduras ou a colocação de meias elásticas a fim de ajudar no pós operatório na redução do edema e dos hematomas. Manter os membros elevados e seguir todas as orientações de pós operatório.

Ligadura das veias tributárias e da junção safeno-femoral: “desligamos”a veia safena magna (superficial) da veia femoral comum profunda.

Cirurgia de safenectomia para a retirada de veia safena magna (interna) doente.

Como é a microcirurgia estética de varizes?

A microcirurgia estética consiste na realização de microincisões na pele para a retirada das veias doentes. O procedimento pode ser realizado em regime ambulatorial, ou seja, no próprio consultório com anestesia local.

Flebectomias para retirada de varizes.