O que é o tratamento de varizes com espuma densa?

O tratamento de varizes com espuma é um tipo de escleroterapia, que provoca o “fechamento da veia, sendo uma alternativa não cirúrgica e menos invasiva para o tratamento das varizes. 

Em geral, a escleroterapia com espuma está reservada para pacientes que não podem ou não desejam ser submetidos ao procedimento cirúrgico, pacientes com úlceras crônicas, casos de recidivas de varizes e outros casos estéticos específicos.

Mas o que é a espuma de polidocanol?

O polidocanol é uma substância líquida, com propriedades de detergente químico, que quando misturado com o ar em duas seringas conectadas por uma torneirinha, forma uma espuma. 

A espuma age causando irritação e inflamação na parede das veias doentes. Após a injeção, a espuma  tem a capacidade de espalhar para outros vasos adjacentes. Durante o procedimento sempre utilizamos o US doppler para acompanhar a injeção de forma segura.

Quais são as vantagens do tratamento?

  1. O tratamento com espuma pode ser realizado na própria clínica, com anestesia local.
  2. Não necessita de repouso.
  3. O paciente pode retornar às atividades laborais no mesmo dia.
  4. Tempo para o procedimento: entre 30-40 minutos.
  5. Retorno para as atividades esportivas: 1-3 dias.

Quais são as desvantagens do tratamento?

  1. Restrição de sol.
  2. Manchas hipercrômicas (amarronzadas) podem ocorrer em cerca de 30% dos casos (com maior chance de ocorrer na pele mais morena).
  3. Algumas sessões para drenagens sclerus (material muito semelhante a um coágulo formado dentro das veias) são necessárias, pois estes coágulos que ficam retidos na veia tratada podem gerar dor e inflamações.
  4. Deve haver uma boa adesão à meia elástica, pois é necessário manter a compressão por um período determinado  a fim de obtermos bons resultados.

A espuma é equivalente a uma cirurgia?

Não.  O tratamento de varizes com espuma não é equivalente ao tratamento cirúrgico.  As chances de recorrência de varizes são maiores do que em outras técnicas, apesar de todos os cuidados tomados pelo médico e pelo paciente. Isto significa dizer que, em algumas situações, as veias doentes já tratadas, podem necessitar de nova aplicação no futuro.

É possível tratar os vasinhos com espuma?

A espuma também pode ser utilizada para tratamentos estéticos, em concentrações mais baixas, como na escleroterapia das veias reticulares e telangiectasias (vasinhos).