O que são os tratamentos endovasculares
Os tratamentos endovasculares são aqueles realizados por técnicas minimamente invasivas através do cateterismo dos vasos. São as cirurgias de angioplastias, implante de stents, implante de endopróteses e as embolizações.
Como são realizadas estas cirurgias?
A técnica é minimamente invasiva, realizada sob anestesia local e sem cortes. Consiste em uma punção com agulha realizada pela virilha ou pelo braço, dependendo do local a ser tratado. Através deste acesso vascular inserimos um dispositivo chamado de introdutor, pelo qual entram os materiais necessários para tratamento da doença, como cateteres, fios guias, balões, stents etc). Veja na imagem abaixo (link para imagem). Após inserirmos os cateteres na circulação, conseguimos posicionar os materiais em qualquer vaso do corpo que precisa ser tratado, com auxílio de um aparelho de RX e uso de contraste.



É possível realizar o tratamento endovascular para todas as doenças vasculares?
O tratamento endovascular pode ser um possibilidade para casos arteriais e também casos venosos. Realizamos uma avaliação minuciosa, baseada em uma série de critérios que nos ajudam a definir se caso é elegível para tratamento endovascular. A princípio, priorizamos sempre a tentativa endovascular, uma vez que é minimamente invasiva, sem grandes incisões e com um pós operatório mais favorável. As patologias arteriais tratadas são as obstrutivas, conhecidas como obstrução à passagem do sangue, ou as dilatações (aneurismas). Para as obstruções utilizamos o cateter-balão e os “stents” (pequena estrutura metálica usada para manter o vaso no calibre desejado) e para o tratamento dos aneurismas utilizamos as endopróteses, que são tubos de plástico colocados por dentro da artéria.
Alguns outros exemplos de tratamento endovascular são as doenças venosas, como as tromboses graves com indicação cirúrgica. Nestes casos, através do cateter, injetamos uma substância que atua dissolvendo os trombos formados, possibilitando a recanalização do vaso. Também é possível realizar a embolização de varizes pélvicas, miomas entre outras.
Alguns exemplos de materiais utilizados para os tratamentos:


A cirurgias endovasculares necessitam de internação?
Sim, as cirurgias endovasculares são realizadas com os pacientes internados no hospitais, no Setor da Hemodinâmica. Nos hospitais que não possuem hemodinâmica, os procedimentos podem ser realizados nos centros cirúrgicos, utilizando-se máquinas móveis.

Quais são as vantagens da Cirurgia Endovascular?
A cirurgia endovascular tem como objetivos principais minimizar a agressividade cirúrgica, evitando-se as grandes incisões e as cicatrizes. Com isto diminui o tempo da intervenção, reduz o tempo de internação, e os custos hospitalares são, em geral, menores.