O que é a trombose venosa profunda?

A trombose venosa profunda (TVP) é um problema de saúde muito sério, causado pela formação de um trombo (coágulo de sangue) dentro de uma veia profunda, bloqueando parcial ou totalmente o retorno da circulação para o coração no segmento afetado. Ocorre principalmente, nas veias das pernas, mas pode também atingir as veias do abdome, dos membros superiores, veias cerebrais etc.

trombose

Quais são as causas que levam a trombose?

Os principais fatores de risco para formação da trombose são:  

  • Cirurgias recentes de grande porte como prótese total de quadril, correção de fratura de fêmur, prótese total de joelho, cirurgias câncer abdominais, pélvicas e torácicas;
  • Condições clínicas: pacientes internados ou em UTI com infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, DPOC, pneumonia, AVC (derrame cerebral), presença de cateteres venosos centrais.
  • Traumatismos graves
  • Imobilização (nos casos de  fraturas e uso de gesso, paralisia, lesão na medula), 
  • Problemas com os fatores da coagulação (chamados de trombofilias hereditárias)
  • História prévia de trombose venosa profunda
  • Obesidade com IMC maior que 30 Kg/m2, circunferência abdominal > 102 cm nos homens e 88 cm  nas mulheres;
  •  Presença de varizes de membros 
  • Uso de anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal
  •  Gravidez: risco aumentado principalmente no terceiro trimestre e pós-parto até 40 dias.
  • Tabagismo
  • Permanecer acamado por muito tempo
  • Viagens prolongadas (principalmente de avião), 
  • Idade avançada (a partir dos 60 anos).
  • câncer e tratamento com quimioterapia,

Por que a trombose é tão perigosa e pode matar?

A trombose venosa profunda nas pernas é perigosa porque pode ocorrer a fragmentação dos coágulos de sangue dentro da veia e a migração através da circulação até os pulmões, entupindo as artérias pulmonares – o que chamamos de embolia pulmonar, gerando graves problemas pulmonares, cardíacos e às vezes até a morte.

Como saber se eu estou com trombose? Qual o método diagnóstico?

O principal sintoma da trombose venosa profunda é o inchaço na perna. Normalmente, ocorre somente em uma perna e é acompanhado de dor, sensação de peso, aumento de volume e aparecimento de veias saltadas na perna afetada. O método diagnóstico de escolha é o ultrassom doppler venoso colorido para identificar o coágulo dentro da veia e ter certeza do diagnóstico, da extensão e gravidade da trombose.

Quando o paciente apresenta sinais de embolia pulmonar, também pode ser realizado a angiotomografia pulmonar.

exames

Como podemos prevenir a trombose?

A prevenção deve ser realizada através da prática de atividades físicas rotineiras, como caminhadas ou esporte de preferência, parar de fumar, evitar o ganho de peso excessivo e manter uma dieta saudável.

Também é importante conhecer o histórico vascular da sua família. Durante viagens longas é importante movimentar os pés com frequência, procurar levantar-se do assento a cada 2 horas, manter-se hidratado, evitar bebidas alcoólicas e usar meias elásticas de compressão.

Para aqueles que vão realizar cirurgia, existem vários métodos que podem ser utilizados para evitar a trombose, como o uso de meias antitrombo, dispositivos de compressão pneumática das pernas e o uso de anticoagulantes profilático nos dias subseqüentes à cirurgia.

tratamento

E como é feito o tratamento da trombose?

O tratamento da trombose recente (aguda) é feito imediatamente após o diagnóstico, a fim de evitar a formação de novos coágulos, o desprendimento de fragmentos para o pulmão (embolia pulmonar) e a prevenção de sequelas. Na fase aguda, a trombose é tratada com medicamentos anticoagulantes, que “afinam” o sangue e dificultam de novos coágulos. É recomendado o repouso com as pernas elevadas acima do nível do coração. 

Dependendo da avaliação de cada caso, outras modalidades de tratamento e protocolos podem ser necessários:

  • Trombolíticos: usados em tipos graves de trombose venosa ou embolia pulmonar – medicamentos que visam diluir rapidamente os coágulos. .
  • Angioplastia venosa: procedimento para desobstruir e manter a artéria “aberta” com implante de um stent! (COLOCAR COMO LINK PARA DIRECIONAR NA SESSAO TRATAMENTO) 
  • Filtro DE VEIA CAVA (COLOCAR COMO LINK PARA DIRECIONAR NA SESSAO TRATAMENTO): procedimento para inserir um filtro em uma grande veia do abdome, a fim de evitar que o coágulo vá para o pulmão. .
  • Meias de compressão e dispositivos de compressão pneumática: para prevenir o inchaço associado à trombose venosa profunda. 

Existe risco de perda de membro por trombose venosa profunda?

Na maioria dos casos não. Porém,  casos raros de uma trombose venosa grave, podem complicar com uma obstrução maciça do membro, edema acentuado desde a raiz da coxa, cianose (perna azulada, de coloração arrouxeada), dor intensa acompanhado por espasmo arterial acentuado, podendo evoluir para quadro de gangrena úmida. Chamamos de flegmásia cerúlea dolens. As opções terapêuticas incluem anticoagulação sistêmica, terapia trombolítica sistêmica, fasciotomia ou trombectomia.

trombose