O que é úlcera venosa?

A ulcera varicosa é uma complicação das varizes ao longo do tempo, de difícil cicatrização. As são recorrentes, quando abertas, podem persistir de semanas  até muitos anos, interferindo muito a qualidade de vida dos seus portadores. Normalmente são feridas irregulares, superficiais e localizadas sobre proeminências ósseas, com extensão variável, podendo atingir toda a circunferência da perna do indivíduo.

ulcera

Alguns outros fatores aumentam o risco de desenvolver a úlcera varicosa, como o tabagismo, a obesidade e o histórico de úlceras prévias e trombose. Complicações mais severas podem ocorrer, incluindo celulite, osteomielite e transformação maligna das células nos casos de úlceras de longa duração.

Como as varizes podem evoluir para uma úlcera?

O bom funcionamento da circulação venosa, é dependente da integridade anatômica das veias, da competência do sistema valvular e do bom funcionamento da bomba periférica, como já conversamos no Entenda como surgem as  varizes.

Em resumo, quando a doença está avançada, há uma grande dificuldade no retorno do sangue porque as veias do sistema venoso superficial (veia safena magna, veia safena parva e/ou veias perfurantes) estão doentes. Devido a deficiência valvular e da bomba muscular da panturrilha, ocorre um aumento da pressão na perna por acúmulo de sangue nos tornozelos e nos pés, levando ao inchaço crônico, lipodermatosclerose e ulceração.

feridas

Quais são as características das feridas?

As úlceras venosas podem surgir espontaneamente, ou desencadeadas por traumas e infecções. De modo geral, são mais superficiais com as bordas irregulares, associadas ao edema, eczema, hiperpigmentação, veias varicosas, lipodermatosclerose, dor e outros. A úlcera pode infeccionar, e assim gera odor fétido e apresentar saída de secreção amarelo esverdeada. Uma infecção da úlcera pode se estender para a perna causando celulites e erisipelas, e se não forem tratadas podem causar infecção generalizada.

Qual é o tratamento para úlcera venosa?

O tratamento das úlceras venosas é um processo complexo. Os pilares essenciais para o sucesso são baseados no tratamento das varizes e fatores associados (correção de distúrbios nutricionais, controle das doenças de base, distúrbios metabólicos, hidroeletrolíticos, entre outros); utilização de terapia compressiva (inelástica/elástica); controle da infecção com antibioticoterapia sistêmica, 

terapia tópica, com escolha de coberturas de acordo com o momento evolutivo do processo cicatricial, além dos curativos de alta tecnologia que podem acelerar este processo. Outras medidas como a fisioterapia para reabilitação da bomba muscular da panturrilha e das  articulações, são de extrema importância durante o tratamento. Além da perda de peso, higiene com a ferida, troca regular dos curativos e elevação dos membros ao repouso.

 

Os procedimentos cirúrgicos para tratamento das veias comprometidas podem ser realizados por diversas ténicas, como por exemplo o endolaser ou  a radiofrequência. Alguns casos se beneficiam da escleroterapia com espuma das veias doentes. 

 

Algumas medicações podem ser indicadas pelo Cirurgião Vascular para acelerar a cicatrização e melhorar os sintomas de edema e dor local. 

 

Atualmente temos alguns curativos de alta tecnologia como a Terapia por pressão negativa, Matriz de regeneração dérmica e Lipogems como aliados no processo de cicatrização.

ulcera