O que é tromboflebite?

A tromboflebite ou trombose venosa superficial (flebite) é caracterizada pela formação de um coágulo em uma veia superficial, devido a inflamação na parede das veias. Acontece mais comumente na região das pernas, mas pode atingir veias da parede torácica, do pescoço pênis ou dos membros superiores.

Qual a causa da tromboflebite superficial?

A tromboflebite superficial pode ocorrer  devido a complicação de varizes; após acesso venoso para coleta de sangue ou para administração de medicamentos (reação química/ mecânica da injeção de diferentes soluções), uso intravenoso de drogas; acidente, trauma ou contusão que atinge a veia superficial; nas gestantes com varizes, no puerpério e secundário a outras doenças, como neoplasia (síndromes paraneoplásicas). É comum ocorrer em pacientes sem nenhuma causa aparente, portadores de trombofilias (tendência familiar a formar coágulos).

Quais são os sintomas da tromboflebite superficial?

Os pacientes com varizes sintomáticas relatam dor, sensação de queimação e inchaço (edema) das pernas, usualmente com temperaturas mais elevadas. Geralmente o edema costuma ocorrer mais no final do dia, devido a período prolongado de tempo em posição em pé ou sentada.

Os sintomas são aliviados por meio de repouso e elevação dos membros. No caso das mulheres, os sintomas podem ser mais incômodos e exacerbados durante o período menstrual.

Qual o diagnóstico da tromboflebite superficial?

Normalmente o diagnóstico é clínico, através do exame físico. No entanto, o ultrassom doppler venoso é necessário para visualizar a localização e extensão exata do coágulo; além de dizer se houve progressão para veias maiores ou veias profundas.

Qual é o tratamento para tromboflebite superficial?

Depende da localização da tromboflebite superficial. Nos casos em que o segmento com flebite é pequeno, pontual e não compromete veias maiores ( como por exemplo a veia safena magna ou de uma veia profunda), o tratamento geralmente é feito com:

  • Medicamentos orais:  anti-inflamatórios e analgésicos para controle da dor e alivio dos sintomas.
  • Medicamentos Tópicos : pomadas a base de heparinóides e massagem com cremes ajudam a aliviar os sintomas e promovem a absorção do coágulo.
  • Calor local: ajuda no alívio dos sintomas e na absorção do coágulo.
  • Compressão elástica: quando possível, auxilia no alívio da dor e facilita a deambulação.

 

Se a tromboflebite superficial está localizada na veia safena ou em veias profundas, adiciona-se ao tratamento medicamentos que impedem a formação de coágulos – os anticoagulantes. O tratamento é semelhante ao da trombose venosa profunda.