O que são vasinhos?

Telangiectasias são conhecidas como “vasinhos” ou “aranhas vasculares”. São pequenos vasos, de fino calibre (cerca de 0,1 a 2 mm) localizados na porção mais superficial da pele. Tem um aspecto arrouxeado, azulado ou avermelhado na pele. Geralmente apresentam alguma veia nutridora mais profunda.

Quais são as causas das telangiectasias?

Os vasinhos tem uma causa multifatorial. O fator predisponente mais comum é a história famíliar.  Porém, outros fatores como permanecer longos períodos de ortostatismo (em pé), obesidade, fatores hormonais (anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal), gestação, trauma local também estão relacionados aos aparecimento de vasos, assim como o aparecimento de varizes.

Quais os sintomas das telangiectasias?

Na maioria dos casos os vasinhos são assintomáticos e o maior incômodo é estético. Em alguns casos os pacientes se queixam de dor, queimação ou coceira sobre os vasos.

Por que precisamos realizar uma avaliação vascular antes de tratar as telangiectasias?

É muito importante você realizar uma avaliação completa e minuciosa por um cirurgião vascular para escolha do melhor tratamento para o seu caso. Na maioria das vezes, realizamos o ultrassom Doppler, que é ferramenta que vai diferenciar se há varizes ou veias tronculares como (como as veias safenas) envolvidas com o aparecimento dos vasinhos ou se são apenas teleangiectasias isoladas. Também fazemos avaliação com fleboscópio ou aparelho de realidade aumentada  que mostram as veias nutridoras dos vasinhos.

Por que após as aplicações alguns pacientes reclamam que os vasinhos voltam?

O tratamento isolado dos vasinhos sem o tratamento da “raiz do problema”é realmente ineficaz, com grandes chance de retorno do mesmos vasos já tratados e, às vezes, mais intensos do que eram. 

Quando identificamos que os vasinhos são nutridos por varizes ou veias tronculares (exemplo, uma veia safena magna doente), é necessário a realização de cirurgia ou outro método de tratamento das varizes antes de se iniciar o tratamento dos vasinhos. E nunca o contrário.

Como é feito o tratamento dos vasinhos?

Existem métodos químicos, físicos e, na maioria das vezes, realizamos a associação deles para o tratamento dos vasinhos. 

O mais conhecido deles é a escleroterapia (aplicação com agulha), assim o uso de laser trancutâneo (ND YAG 1064). A escleroterapia é a injeção de substâncias que  causam uma inflamação e destruição da parede do vaso. São utilizadas várias substâncias como o polidocanol na forma líquida ou em espuma, a glicose, ethamolin, etc. O tratamento com laser transcutâneo é realizado por um feixe de luz aplicado diretamente na pele para “fechar”os vasinhos e as veias reticulares dos membros.